domingo, 18 de novembro de 2012

O uso da informática como ferramenta para o atendimento na educação especial

Como a informática auxilia no atendimento aos alunos com necessidades especiais e quais são os softwares disponibilizados para esse atendimento?


Com o apoio oferecido pelos novos equipamentos e softwares está sendo possível incluir digitalmente os alunos com necessidades educativas especiais. Apesar de parecer uma grande barreira, a solução não é tão complicada pois diante de qualquer computador podemos utilizar os softwares com comandos de acessibilidade, como o teclado virtual e a lente de aumento por exemplo.
Desse modo, alunos com paralisia cerebral que possuem dificuldades de movimento poderão ser beneficiados com as novas tecnologias e assim ter facilidade no diálogo com os colegas e os professores através do uso de um teclado virtual, com mouse adaptado que seleciona letras na tela e escreve direto no laptop e principalmente que garantirá sempre seu diálogo terá mobilidade e o levará para qualquer lugar. Outro recurso tecnológico é o uso da caneta leitora indicada para disléxicos. Através desse dispositivo o aluno armazena seus textos sejam escritos ou em áudio e depois poderá ler os documentos. 
O monitor inclusivo também é ideal para os estudantes com baixa visão ou com dificuldade de movimento nas atividades propostas em aula. Com uma tela gigante e sensível ao toque proporciona ao aluno a facilidade para expressar-se sem maiores dificuldades.
Quantos aos softwares utilizados pode-se citar os programas Headmouse e Teclado Virtual, disponibilizados para serem baixados nos sites dos Correios (www.correios.com.br) e do Ministério das Comunicações (www.mc.gov.br). Para a utilização do software, é preciso ter uma câmera (webcam) instalada no computador para captar os movimentos faciais. O cursor do mouse e a função "arrastar" são acionados pelo movimento da cabeça e a função "click" é ativada por gestos, como piscar de olhos. Assim pessoas com deficiência motora vão poder utilizar o computador sem as mãos, apenas com movimentos dos rostos.
A tecnologia proporcionou aos alunos com necessidades educativas especiais uma oportunidade de serem incluídos e interagirem com os colegas de classes e com seu professor. Que os avanços tecnológicos estejam focados no apoio aos estudantes com deficiência e visem o aumento de suas capacidades funcionais.



 EXTRA:

Assista ao vídeo  explicativo de lançamento de um software pioneiro no Brasil que auxilia na alfabetização e inclusão de adultos com deficiência intelectual nas redes sociais na internet. Batizado de Projeto Participar, o programa foi desenvolvido por Tiago Galvão e Renato Domingues sob supervisão do professor Wilson Veneziano como trabalho de conclusão do curso de Ciências da Computação da Universidade de Brasília (UnB).

  


Mais informações acesse os sites abaixo:

 


19 comentários:

  1. Muito interessante esse assunto!!!

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  2. Muito boa esta notícia.
    A inclusão é muito discutida, mas na prática sabemos que não é uma realidade em todas escolas brasileiras, e até mesmo na sociedade em geral.
    O uso das ferramentas tecnológicas como percebemos é um fator diferencial na inclusão das pessoas. A final a educação é um direito de todos.

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    1. A tecnologia sendo utilizada a serviço da Educação e promovendo a inclusão!!!!

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  3. Parabéns pela notícia, Fernanda. Devemos fazer valer a tão falada INCLUSÃO na prática. É muito simples falar: essa escola aderiu às práticas inclusivas quando muitas vezes essa não é a realidade. As escolas necessitam se preparar para receber o aluno especial e não o aluno especial se adequar a ela. Olha aí a tecnologia já a favor deles. Bjs.

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    1. Pois é Soraya, nós como educadores precisamos estar preparados quanto o uso das tecnologias a favor da inclusão.

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  4. Achei interessante o “Projeto Participar” que visa a inclusão digital e cidadania para jovens e adultos portadores de necessidades educativas especiais. É um projeto que não visa apenas à alfabetização, mas também a pré- profissionalização em algumas áreas. Realmente a solução para inclusão digital na educação, mesmo para os portadores de necessidades educativas especiais, não é tão complicado como parece, bons projetos existem, mas o que falta é interesse em proporcionar essa inclusão.

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    1. Pois é, infelizmente temos muito a evoluir nesse sentido. Muitos projetos são interessantes porém falta investimento.

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  5. Maravilhosa notícia!
    Precisamos de mais iniciativas como esta para que as possibilidades sejam reais de fato às pessoas com necessidades especiais. Fico feliz que as pessoas com deficiência tão invisíveis aos olhos de tantos já estão sendo visualizadas por muitos!

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    1. Nos dias atuais percebe-se mais interesse nesta área. É bom saber que pessoas têm se preocupado em investir tempo e utilizar a tecnologia a favor da Educação Especial.

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  6. Fiquei admirada com a sua notícia!
    Não possuía esse conhecimento,muito legal essa junção Educação Especial e Inclusão Digital,pois mostra que é possível incluir um aluno com necessidades especiais as tecnologias, porém faltam recursos talvez ou até mesmo interesse de investir em projetos assim,triste nossa realidade, mas creio que um dia isso vai mudar.

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    1. Penso como você. A falta de investimento ainda é a maior barreira para maiores avanços.

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  7. Gostei bastante de sua notícia, há vários programas voltados para as PNEEs, porém não há investimentos para que realmente aconteça a inclusão.

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    1. É verdade. A falta de investimento é o que dificulta um avanço maior para a inclusão digital.

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  8. Fernanda
    Sua notícia aborda um tema de extrema importância, pois a informática vem auxiliando, e aos poucos acabando com o constrangimento que certos alunos passam por serem portadores de necessidades especiais e se sentirem excluídos do grupo. Eu conheço uma moça que faz faculdade e ela tem paralisia cerebral, como ela tem dificuldades com a coordenação motora, ela leva o notebook para sala e digita a aula ao invés de copiar.

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    1. Muito bom o seu comentário! Quando lemos um artigo desse tipo, pensamos que seja algo distante, difícil de se ver. Mas a sua experiência nos faz acreditar que isso é possível e talvez não sejam necessários recursos tecnológicos muito caros, ou seja, um notebook já auxilia bastante.

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  9. Gostei muito da notícia, Fernanda. É a informática estimulando o desenvolvimento cognitivo dos alunos com necessidades especiais. Porém, entendemos que para existir a igualdade de oportunidades no nosso país, é necessário investir em capacitação dos profissionais, em equipamentos atualizados, em tecnologias de ponta e remuneração decente dos professores. Lendo seu blog, conseguimos repensar a igualdade de oportunidades, que é o caminho que precisa ser aprimorado, na educação pública brasileira para que aconteça a verdaddeira Educação Para Todos.

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    1. Essa é uma grande preocupação: igualdade de oportunidades. Infelizmente esta ainda não é a nossa realidade, mas como educadores precisamos cobrar ao governo um verdadeiro investimento, seja com equipamentos ou capacitação de professores.

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  10. Muito legal sua notícia, devemos fazer com que a inclusão realmente aconteça, que não fique só na teoria, como hoje em dia vemos bastante,e a informática ajuda bastante esseas crianças se desenvolverem, pois é uma maneira muito divertida de se aprender.

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  11. O seu blog esta lindo e a sua noticia muito interessante, ver a inclusão acontecendo dessa maneira me deixa muito feliz e com esperanças de que tudo vai melhorar.

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